Iniciativas

A Light apoia diferentes iniciativas sociais, culturais e esportivas no Rio de Janeiro. Está lado a lado com cada atleta, artista e educador; com as plateias, atores, diretores, músicos, treinadores e todos aqueles que, mais do que parceiros, são pessoas que fazem a nossa energia brilhar mais forte.

 

Pessoas que nos ajudarão a contar nossas histórias. Será deles o nosso olhar em três eixos:

 

Esporte

 

 

O campeonato entre 80 comunidades do Rio tem como objetivo promover a integração entre morro e asfalto, além de descobrir novos talentos do futebol.

 

 

Lançada em 2010, a corrida já é um evento consolidado no calendário esportivo da cidade. O circuito inclui em seu percurso pontos turísticos importantes para estimular a revitalização e ocupação do Centro histórico da cidade.

 

 

O maior festival de esportes de praia completou sete anos em 2015 e passou a integrar o World Open Water Swimming Series, uma série que reúne as 13 melhores competições de águas abertas do mundo. O evento acontece em três etapas durante o ano e recebe cerca de 11 mil participantes de seis modalidades.

 

 

O maior torneio de tênis da América do Sul é o único a reunir simultaneamente uma etapa do ATP World Tour 500 e do WTA International.

 

 

Evento de ciclismo que desde 2010 leva o esporte para dentro das comunidades cariocas com UPPs. Em 2015, o circuito acontece em oito etapas, sendo quatro em favelas e uma em Duque de Caxias.

 

A iniciativa da Confederação Brasileira de Voleibol tem como objetivo utilizar o esporte como meio de sociabilização. Três núcleos do programa serão implantados no Rio – um em Belford Roxo e dois na capital –, onde crianças de 7 a 14 anos serão beneficiadas com aulas do esporte durante a manhã ou tarde.

 

Cultura


   • Favela Criativa

 

Resultado de uma parceria entre a Secretaria do Estado de Cultura, a Light, o Programa de Eficiência Energética da ANEEL e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa é formado por um conjunto de projetos que oferece a jovens agentes culturais formação artística e especialização em gestão cultural, estabelecendo importantes canais de diálogo entre possíveis parceiros e patrocinadores potenciais.  

 

 

 

Desenvolvido pela prefeitura de Barra Mansa, o projeto de iniciação musical atende atualmente 22 mil crianças e adolescentes das instituições públicas de ensino fundamental da cidade, além de oferecer acompanhamento psicológico e pedagógico aos alunos.

 

 

Empreendedorismo

 

 

 

Plataforma de divulgação de projetos de crowdfunding voltados para o Rio, que podem estar ligados a diferentes temas, como música, esporte, lazer, teatro, cinema e tecnologia.